5 maneiras de interagir com os alunos online

O ensino remoto é novo para muitos de nós, professores, além de ser novo para muitos alunos.
Mesmo quando estamos ensinando em sala de aula, às vezes fica difícil manter os alunos focados por várias razões. 

Com o fechamento de escolas em muitos países, pode ser muito desafiador envolver os alunos em aulas on-line inteiras.

Adotar novas ferramentas digitais para oferecer aulas, encurtar as horas de ensino e combinar aulas com a tecnologia pode ser muito benéfico para professores e alunos.

Existem também mais alguns truques que podemos usar para manter os alunos focados.

Aqui estão algumas idéias para incrementar suas aulas online com os alunos do ensino fundamental que também podem ser implementados nas suas aulas presenciais:

1) Encontre algo azul em sua casa em 45 segundos

Como todos os seus alunos estão em casa, você pode começar sua lição com um aquecimento que aproveita o fato de que eles estão em casa. Peça aos alunos que encontrem algo azul em casa e compartilhem com o resto da turma pela câmera.

  • Defina um limite de tempo para esta atividade, ou alguns alunos passearão pela casa por horas. Você pode começar com 45 segundos e reduzir o tempo de cada lição. Tente mudar a cor ou peça aos alunos que participem da aula com seu brinquedo, livro favorito ou qualquer coisa relacionada ao tópico da lição. 
  • Você também pode revisar algumas gramáticas pedindo aos alunos que vão à cozinha e encontrem 3 itens contáveis (countable) ​​e três incontáveis (uncountable). 
  • Peça aos alunos que compartilhem por que escolheram esses itens específicos. Na aula, você pode aplicar esta atividade com os itens da sala de aula.

2) Palavra de hoje

Escolha uma palavra relacionada ao tópico – ou não. Diga aos alunos que a palavra de hoje é “butterfly“, por exemplo. Diga aos seus alunos para agirem como uma borboleta assim que ouvirem a palavra. 

  • Se, durante a aula, você sentir que os alunos estão começando a perder a atenção, diga do alto a palavra em voz alta. Você verá alguns alunos prestando atenção e sendo uma borboleta, enquanto outros tentam alcançá-los. 

Essa atividade pode ajudar os alunos com menos atenção a se concentrarem mais.

3) Adicionar movimento

Durante as aulas online, os alunos se sentam na frente da tela e geralmente não se mexem até que a aula termine. É uma boa ideia adicionar algum movimento em suas lições virtuais

  • Se você estiver realizando uma atividade com respostas de múltipla escolha, por exemplo, peça aos alunos que se levantem e dêem a resposta com o corpo deles. Peça aos alunos que levantem os braços e, se acham que a resposta é ‘A’, devem inclinar-se para a direita. Se a resposta for ‘B’ para eles, eles devem se inclinar para a esquerda. E se eles acham que a resposta é ‘C’, eles podem sacudir os ombros. 
  • Com todo tipo de perguntas fechadas, para cada resposta certa que eles dão, eles podem se levantar e se virar uma vez. 
  • Adicionar movimento em suas aulas ajudará seus alunos a se concentrarem mais facilmente. Você pode tentar isso nas suas aulas presenciais também. Todos os alunos se beneficiam de poder se mover em intervalos regulares.

4) Mapa mental da semana

Antes de iniciar sua lição, especialmente uma nova unidade ou tópico, peça aos alunos que pensem ou escrevam o que lhes ocorre quando pensam na lição anterior. Pode ser uma palavra, um jogo que você jogou ou até uma piada que alguém fez. 

  • Até mesmo dar o nome de um personagem de uma história que você leu é uma boa resposta. Dessa forma, com a ajuda de cada aluno, você pode criar um mapa mental no qual todos adicionaram algo. 
  • Ao ensinar online, você pode usar uma ferramenta da Internet como o Padlet ou um pedaço grande de papel no qual escreve usando lápis de cor; ou até mesmo uma ferramenta “whiteboard”.
  • Na sala de aula, você pode usar o quadro ou novamente um grande pedaço de papel ou papelão.

5) Escolha a música

Nas salas de aula reais e virtuais, é sempre uma boa idéia começar ou terminar a lição com uma música, especialmente com os alunos do ensino fundamental. Você pode pedir a um aluno que escolha a música que mais gosta, ou pode reproduzi-la no início, no final ou em ambas. 

  • Para garantir que todos os alunos participem disso, você pode nomear cada aluno para escolher a próxima música em ordem alfabética ou usar uma aplicativo como sorteio de nomes. 
  • Decidir a música da aula dará ao aluno a sensação de fazer parte da aula. Deve haver uma regra, e essa regra é que a música deva estar em inglês!

Bônus

Você pode usar uma atividade como “attention grabbers” (captadores de atenção) para transmitir a mensagem de que a tarefa terminou e você precisa do foco deles em você e na lição. 

Ao chamar a atenção, você dá uma sugestão e a turma inteira responde em coro. 

Por exemplo, quando uma tarefa terminar, basta chamar ‘Hocus Pocus’ e pedir que seus alunos respondam com ‘Everybody Focus’. 

Os captadores de atenção são sempre úteis nas aulas e ajudam a melhorar o gerenciamento da sala de aula. Se você não as experimentou em suas lições virtuais, recomendo que você adicione algumas. 

Para adicionar ainda mais diversão, você pode sussurrar, dizer com raiva, mudar a voz da maneira que desejar. Aqui estão alguns exemplos, e você pode encontrar mais na Internet.

Crédito da imagem: Escola vetor criado por freepik – br.freepik.com